quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA DE NOVA REDENÇÃO

Informações básicas do Município Nona Redenção
Datas Principais:
Fundação:  26 de julho de 1951
Emancipação Municipal: 24 de fevereiro de 1989
Aniversario da cidade: 26 de julho
Santo padroeiro: São Sebastião
Dia do evangélico: 23 de Setembro
Festa de vaqueiro: Mês de julho ou agosto

Origem do Nome:
Tudo começou com a venda na estrada onde os tropeiros repousavam e compravam o fumo, pedindo ao vendedor  Dacá o Fumo, ficando assim o primeiro nome do povoado. Como o povoado surgiu ao redor da Fazenda Laranjeira, e ao registrar o distrito, houve uma polêmica entre dois nomes, Laranjeiras e Redenção, ficando Redenção, pois na época houve uma safra de mamona que sustentou os municípios circulo  vizinho. Por Redenção significar Salvação ficou este nome, pois salvou muita gente que ali passava necessidades.  
Ao emancipar a cidade não poderia ficar Redenção, pois no país já tinha outra cidade com referido nome, ficando assim Nova Redenção.



Breve relato da Historia do Município.
Na   História  a utilização de relatos orais tem sido utilizado  com muita frequência, pois devido a falta de documentação escrita estes relatos contribuem para a compreensão da História. Em nossa cidade encontramos pouquíssimas fontes escritas, e devido a isso necessitamos  de fazer  entrevistas para obtenção de dados sobre a cidade.  Para entendermos a História de Nova Redenção, emancipada  em 24 de fevereiro  de 1989, - antes pertencia ao município de Andaraí-  esses relatos tornam-se fundamentais para conhecer e compreender um pouco de sua História repleta de sujeitos , crenças, lendas e lutas.
O ponto crucial da história de Nova  Redenção foi a chegada dos desbravadores  em busca de novas terras e minérios. Conta-se  vinham muitos tropeiros de Boa Vista do Tupim e de Ibiquera para Piranhas - local onde aconteciam a exploração do minério –e pernoitavam na Fazenda Laranjeiras. Em outros relatos conta-se que esta região foi habitada por índios Tapuias, conta-se também que Dona Dionisia que era da cidade de Ibiquera, quando por aqui chegou com seus 10 filhos povoaram e construíram suas casas de taipa cobertas de cavacos de paus de madeira, dando inicio ao povoado. Estes relatos são comuns e confirma uma história coletiva, produto das relações sociais.  
Em 1939 a primeira família chega em Dacá o Fumo ( Nova Redenção) mais somente em 1954  que o clima da região e a vastidão de terras para trabalhar traz muitas famílias para o povoado. Antes,  em 1940 o Senhor Isidoro Bispo iniciou a construção de Uma Escola primaria, e em torno desta primeira edificação que se inicia a real construção do Município de Nova Redenção.
O povoado parecia assim, como grande parte do interior Nordestino, alheios aos acontecimentos do resto do Brasil. O difícil acesso combinado com a pobreza local  resultou em uma dinâmica bem peculiar da história , a venda  e troca de mercadoria.
A partir de 1970 intensifica a migração para a localidade, trazendo novas casas e as primeiras edificações publicas ( Posto Policial  e o Colégio Educandário Rômulo Galvão) e as aspirações por uma pretensa emancipação .  Após logo período de Ditadura Militar no Brasil ( 1964 a 1985) por meio da queda gradativa dos militares no poder combinado com um novo cenário mundial, a nova constituição promulgada pelo então Presidente do Congresso, Ulysses Guimarães (PMDB) alavancaria uma enxurrada de novos municípios, pois permitia e legitimava a sua criação. O plebiscito de 08 de fevereiro de 1989 foi de fundamental importância para o processo que culminou na emancipação desse povoado, que agora se tornou o Município de Nova Redenção, localizada na Chapada Diamantina  Meridional, no Centro Oeste do Estado da Bahia, vizinha ao Norte e Oeste a Andaraí  ( sua antiga sede) , com o município de Itaête ao Sul e ao Leste com Boa Vista do Tupim.


8 comentários: